Prática de acordes menores

Estamos estudando bastante piano? Espero que sim!

Aqui no blog, eu procuro escrever um conteúdo que me ajuda tanto como pianista como professora. Por isso, além de artigos sobre teoria musical, tento trazer alguns exercícios que me ajudam a colocar em prática a teoria e, assim, integrar leitura e execução.

Hoje, pensando no que já aprendemos sobre escalas e acordes menores, quero mostrar um exercício que acredito ajude a praticar, memorizar e reconhecer os acordes menores. O piano é um ótimo instrumento para auxiliar no estudo de teoria e harmonia, pois é um instrumento muito visual.

Você lembra como montar os acordes menores? Qualquer dúvida, dê um pulo aqui: acordes menores. Recapitulando: um acorde menor tem em sua estrutura uma 3ª menor (um tom e meio).

O exercício é bem simples. Eu dividi o exercício em dois vídeos para ficar mais fácil  de acompanhar. Veja a seguir:

  1. Acordes de Dó menor a Fá menor:

    2.  Acordes de Fá# menor a Si menor:

Como fazer:

  1. Na mão direita, tocaremos os acordes menores e suas inversões:
    1. Acorde menor em estado fundamental, tocar quatro vezes.
    2. Acorde na 1ª inversão, tocar quatro vezes.
    3. Acorde na 2ª inversão, tocar quatro vezes.
    4. A sequencia de mudança dos acordes acontece de semitom em semitom.
  2. A mão esquerda toca a acorde em estado fundamental e segura por quatro tempos. Assim, você tem um modelo para ajudar na execução da mão direita.

Procure praticar esse exercício com regularidade durante o período necessário para que você assimile os acordes a ponto de se tornar natural sua execução. Eu acredito que alguns minutos do seu estudo diário seja suficiente para praticar esse exercício.

Qualquer dúvida ou sugestões, escreva no comentários. Até mais!

Deixe uma resposta

%d