Você já reparou que muitas vezes as características de uma música que nunca ouvimos podem nos revelar seu compositor? Já parou para pensar que, quando tocamos um instrumento, usamos técnicas e soluções diferentes para cada tipo de música? Isso acontece porque os compositores têm estilos diferentes e foram influenciados pelas circunstâncias da época em que viveram.
Agora veja essa imagem.
Você já tinha visto ela antes? Bem, eu já vi algumas vezes e, recentemente, um dos meus alunos ficou curioso sobre ela e me mandou. Ela tenta expressar as características da música de cada compositor através de uma metáfora com a “mão” de cada um ao piano. Eu gostei muito e para mim, faz bastante sentido.
Então, hoje eu trouxe uma playlist com duas músicas de cada compositor (com excessão de John Cage que há apenas uma) citado na imagem. Eu pensei: nada melhor do que ouvir a música de um compositor para notar seu estilo e assim talvez ajudar a imagem a fazer sentido para você.
A lista a seguir menciona o nome e o período da história da música ao qual cada compositor pertence.
- Chopin (1810-1849) – Romantismo
- Beethoven (1770-1827) – Classicismo/ início do Romantismo
- Rachmaninoff (1873-1943) – Romantismo tardio
- Liszt (1811-1886) – Romantismo/ Nacionalismo
- Boulez (1925-2016) – Música do século XX**
- Cage (1912-1992) – Música do século XX**
- Bach (1685-1750) – Barroco
- Debussy (1862-1918) – Impressionismo
A lista está disponível no Spotify e segue a ordem mencionada acima.
**O século XX foi um período de grandes descobertas e de novos recursos para a gravação de áudio, o que possibilitou o desenvolvimento de diversas correntes, por isso não classifiquei os dois compositores, pois ambos fazem parte desse cenário experimental.
Espero que gostem da seleção. Qualquer dúvida ou sugestão, mande nos comentários. Até mais!
Fonte: Music, the definitive visual history. DK London
Bem legal o texto Juliana. A partitura pode ser a mesma mas a musica muda junto com interprete. Muito bom.