Neste post, falaremos sobre mais uma classificação importante dentro da teoria musical: semitom cromático e semitom diatônico. Você já leu o post sobre intervalos musicais? Bem, caso não tenha lido vou retomar um conceito importante: semitom.
Semitom é o menor intervalo entre uma nota e sua vizinha. No teclado do piano, um semitom é o espaço entre uma tecla e outra, sem que haja uma tecla no meio delas.
Os semitons podem ser divididos em:
- Semitom diatônico: compreende notas com nomes diferentes. Exemplo:

- Semitom cromático: compreende notas com o mesmo nome. Exemplo:

Em posse dessas duas definições, podemos compreender o significado de enarmonização. Esse termo é usado para designar o ato de nomear a mesma nota com nomes diferentes. Veja o exemplo a seguir:
Nesse caso, as notas foram alteradas de maneira a designarem o mesmo som. Assim, nos dois primeiros compassos, temos sol e fá (dobrado sustenido); no terceiro e quarto compassos, temos ré e mi (dobrado bemol) que também compreendem a mesma nota. Experimente tocar essas notas e outras no piano. Escreva-as no pentagrama com os devidos acidentes de modo a praticar a enarmonização.
Mas para que serve a enarmonia das notas? No caso do piano, a escolha de qual grafia usar depende do contexto harmônico da música em questão. Nos próximos artigos, falaremos sobre escalas e tríades, onde o conceito de enarmonia ficará mais claro.
Qualquer dúvida, mande nos comentários. Obrigada!
Fonte: Exercícios de teoria musical, uma abordagem prática (Marisa Ramires).
Um comentário em “Semitom”