Acordes menores

Aqui no blog já falamos que os acordes (também conhecidos como tríades) são três notas tocadas simultaneamente e podem ser de quatro tipos: maior, menor, aumentado e diminuto. Hoje, veremos como montar um acorde menor.

Você lembra como montar uma acorde maior? Para isso, usamos um padrão intervalar entre as notas. Assim, um acorde maior é composto por uma 3ª maior e uma 5ª justa, esses intervalos contados a partir da tônica do acorde. Também podemos pensar na montagem do acorde maior sendo uma 3ªM + 3ªm. Veja a imagem abaixo:

Captura de Tela 2020-04-27 às 20.56.53
Formação acordes maiores

Agora que relembramos os acordes maiores, vamos aos menores. Para isso, também podemos pensar em intervalos. Mas desta vez, em vez de termos uma 3ª maior, teremos uma 3ª menor formando o acorde. Veja o exemplo:

Captura de Tela 2020-04-27 às 21.02.02
Formação de acordes menores

Você percebeu? No caso do acorde maior, o intervalo de 3ª formado com a fundamental é maior, enquanto que no acorde menor, essa 3ª é menor. Tudo bem? Então, quer dizer que a diferença de um acorde maior para um acorde menor é de um semitom? A grosso modo, sim.

Veja:

Captura de Tela 2020-04-27 às 21.08.32
DóM – Dóm – FáM – Fám

Nos dois exemplos acima, temos um acorde maior e um menor. Perceba que a única diferença está na terça (nota do meio) do acorde. Assim, para transformar um acorde maior em menor, basta diminuir em um semitom sua terça, e vice-versa, para transformar um acorde menor em maior, basta aumentar em um semitom sua terça.

A prática e reconhecimento de acordes é indispensável para a leitura à primeira vista e uma boa memorização da música. Os instrumentos de teclas são ótimos para esse tipo de estudo, pois são instrumentos muito visuais, o que ajuda no entendimento das estruturas.

Qualquer dúvida, me escreva. Até mais!

Um comentário em “Acordes menores”

Deixe uma resposta

%d