Neste post, vamos aprender como montar uma escala menor harmônica. Você já sabe como montar uma escala menor natural, certo? Lembra da relação intervalar e de como encontrar a armadura de clave? Caso não, volte duas casas! Brincadeira, mas é importante ter lido o post anterior sobre escalas menores.
A escala menor natural e a escala menor harmônia são bem parecidas, mas existe um detalhe que faz toda diferença. Veja os intervalos das duas escalas:
- Natural:
I – tom – II – semitom – III – tom – IV – tom – V – semitom – VI – tom e st – VII – tom – VIII - Harmônica:
I – tom – II – semitom – III – tom – IV – tom – V – semitom – VI – tom e st – VII – semitom – VIII
Note que além dos semitons entre o II e III graus e V e VI, na escala menor harmônica, há também o semitom entre o VII e VIII graus. Essa pequena variação da escala menor possibilita a montagem de outros acordes, enriquecendo a harmonia de uma música.
Vamos colocar em prática? Escolha uma tonalidade. Eu pensei em Ré menor. Lembre de como encontrar a armadura de clave das tonalidade menores? A partir da primeira nota da escala, contamos um intervalo de uma 3ª menor acima. Dessa forma encontraremos sua relativa maior e usaremos a armadura da tonalidade maior para montarmos nossa tonalidade menor. Certo?
Agora, veja as imagens a seguir:


No primeiro caso, temos a escala de Ré menor (sua relativa maior é FáM e tem um sib na armadura). Na segunda imagem, temos uma escala de Ré menor harmônica. Você percebeu? A segunda escala possui um dó# (sustenido). Isso porque as escalas menores harmônicas têm seu sétimo grau elevado em um semitom. Portanto, nesse caso, se na escala menor natural, o dó seria natural, na harmônica, ele será sustenido.
Mais um exemplo? Vamos lá:


Nesse caso, a escala é Dó menor e os acidentes da armadura são bemóis. Os acidentes são: sib, láb e mib. Agora, preste atenção: a sétima nota da escala natural é sib, certo? Para obtermos a escala harmônica, eu disse que precisamos elevar o sétima grau em um semitom. Portanto, nesse caso, como temos um bemol, ao invés de colocar um sustenido, colocamos um bequadro, assim o sib torna-se natural e, consequentemente, temos a nota elevada um semitom.
Para fixar as escalas, tente escrevê-las no papel pautado e tocá-las no seu instrumento. Além disso, quando já estiver habituado com elas, procure identificá-las no seu repertório. Esse é um ótimo exercício de percepção e até de memorização.
Qualquer dúvida, me escreva. Até mais!
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