Já sabemos tudo sobre as escalas menores? Quase. Sabemos como montar uma escala menor natural e uma menor harmônica. Hoje, chegamos ao terceiro e último tipo, a escala menor melódica. Se você ainda tem alguma dúvida sobre os dois tipos anteriores, acesse escalas menores e escala menor harmônica. Leia com calma, eu te espero aqui.
Pense na escala menor natural. Agora, para termos a menor melódica, você deve elevar um semitom o 6º e 7º graus dessa escala. Veja o exemplo:

Na escala menor melódica, os 6º e 7º graus são alterados na subida e “normalizados” na descida. No exemplo, eu usei a escala de Lá menor melódica. Assim, o fá e o sol levam um sustenido para serem elevados um semitom na subida. Já quando a escala está em sentido descendente, essas notas voltam a ser naturais.
Mais um exemplo?

Agora, veja o exemplo acima. Em Dó menor, os acidente são sib, láb e mib, certo? Dessa forma, quando tocamos a escala de Dó menor melódica, usamos os bequadros no láb e sib, assim essas notas são elevadas um semitom, configurando a forma melódica. Já quando a escala está em sentido descendente, os bemóis são recolocados.
Portanto, quando “subimos” a escala melódica, temos o 6º e 7º graus alterados, e quando “descemos”, tocamos como a escala menor natural. Certo?
Essas alterações nos possibilitaram montar diversos acordes. Em breve falaremos sobre campo harmônico menor.
Agora que você já sabe como montar as três escalas menores: natural, harmonia e melódica, tente praticar no seu instrumento as três variações. Qualquer dúvida, me escreva. Até mais!
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