Você já sabe montar as três escalas menores? Aqui no blog, já vimos a escala menor natural, harmônica e melódica. Essas denominações são usadas para nomear os possíveis acidentes dentro de uma escala menor. Isso ocorre porque dentro de uma mesma música podemos encontrar trechos que utilizem uma escalar menor harmônica e depois, uma melódica, por exemplo.
Por conta desses acidentes, os acordes possíveis de serem formados são diferentes em cada uma delas. Assim, nesse artigo e nos próximos, veremos os acordes semelhantes e diferentes que resultam do emprego de cada uma dessas escalas.
Vamos começar pela escala menor natural e ver seus possíveis acordes. Para isso, usarei de exemplo a escala de Ré menor. Se você ainda estiver em dúvida de como montar uma escala menor e como saber sua armadura de clave, veja o artigo: escalas menores.
Veja o exemplo:

Sobre cada uma das notas da escala podemos montar uma tríade. Assim, teremos:

Assim, no campo harmônico de Ré menor, temos as seguintes tríades:
- Menores: 1º, 4º e 5º graus;
- Maiores: 3º, 6º e 7º graus;
- Diminuta: 2º grau.
Veja mais um exemplo, agora em Dó menor:

As tríades encontradas em Dó menor seguem o mesmo padrão encontrado no exemplo anterior. Veja:
- Menores: 1º, 4º e 5º graus;
- Maiores: 3º, 6º e 7º graus;
- Diminuta: 2º grau.
Portanto, sabemos que não importa qual seja a tonalidade menor que escolhermos, a qualidade (maior, menor, diminuta) das tríades será a mesma. Lembre-se de que para formar os acordes você só pode utilizar os acidentes pertinentes a escala que está usando.
Além de sabermos que tipos de acordes podem ocorrer, é importante saber cifrar esses acordes. A cifragem é uma forma de indicar a qualidade de um acorde. Na harmonia tradicional, a cifragem é feita por números romanos, em que as letras minúsculas indicam acordes menores e as letras maiúsculas indicam acordes maiores. Além disso, há outros símbolos que podem ser adicionados para indicar particularidades. Veja a seguir:
- Acordes menores: i, iv e v;
- Acordes maiores: III, VI e VII;
- Diminuto: iiº.
Agora, tente escrever o campo harmônico de algumas tonalidades menores. Nos próximos artigos, veremos o campo harmônico de escalas menores harmônicas e escalas menores melódicas.
Qualquer dúvida, me escreva. Até mais!
Fonte: Harmonia – uma abordagem prática (Marisa Ramires).