Esse acorde é maior ou menor?

Olá! Você já sabe diferenciar um acorde maior de um menor? Essa diferença é perceptível audivelmente, certo? Mas e se eu te perguntar a diferença na estrutura desses dois tipos de acordes? No artigo de hoje, veremos como se diferencia essa estrutura.

Se você acompanha os artigos de teoria musical aqui no blog, já viu que existe um post para acordes maiores e um para acordes menores. Portanto, hoje vamos fazer uma revisão e colocar em prática.

Primeiramente, vamos lembrar de dois intervalos:

  • 3ª M (maior): composta por dois tons.
  • 3ª m (menor): composta por um tom e um semitom.

Um acorde, seja ele maior ou menor, é formado por três notas: tônica, terça e quinta. Assim, a distinção entre um acorde maior e um menor está na constituição do intervalo formado entre a tônica e a terça. Sendo que um acorde maior possui dois tons entre a tônica e a terça, e um acorde menor possui um tom e meio.

Para ficar mais claro, fiz um vídeo explicando essa estrutura através do teclado do piano. No vídeo, uso como exemplo os acordes de fá maior e fá menor.

Agora que você já entendeu como formar esses acordes no seu instrumento, vamos colocar essas notas na pauta. Veja:

Então, quer dizer que a diferença entre um acorde maior e um menor é de um semitom? Isso mesmo. Pronto, agora você já sabe montar um acorde maior e um menor. Para fixar melhor, procure executar os acordes maiores e menores no seu instrumento e escrevê-los na pauta. Esse exercício te ajudará a identificar os acordes mais facilmente durante o aprendizado de uma música.

Ficou alguma dúvida? Escreva nos comentários. Até mais!

2 comentários em “Esse acorde é maior ou menor?”

  1. Olá prof. Pergunta:
    Uma tríade maior nasce da série harmônica, naturalmente. A tríade menor já não é tão natural (a natureza).
    Eu poderia dizer que ela (tríade menor) foi uma construção sintética a partir de um campo harmônico construído pelo homem na repetição da sobreposição em terças?
    Obrigado

    JP Godoy

    1. Olá, João.
      Para te responder, eu conversei com um antigo professor de teoria.
      As notas de um acorde maior podem ser encontradas através de médias aritméticas entre as notas. Já as notas de um acorde menor poderiam ser encontradas através da média harmônica entre as notas.
      O professor ainda comentou que a teorização da série harmônica foi algo que ocorreu em meados do século XIX e a ideia de acorde é anterior a isso, então, os acordes não teriam “nascido” necessariamente da série harmônica.
      Bom, esse assunto é um pouco mais complexo do que o que eu abordei no tema do artigo. Ele acaba caminhando mais para o lado da acústica do que da prática musical em si. Se você tiver alguma sugestão de leitura, eu agradeço. Espero ter ajudado.
      Obrigada.

Deixe uma resposta

%d