Eu tenho quase certeza que você já ouviu a Suíte nº 1 para violoncelo de Bach. Se ainda não ouviu, eu sugiro que ouça. É uma peça muito bonita e bastante conhecida. Mas afinal, o que é uma suíte?
Durante o período Barroco, a música instrumental emergiu como uma forma independente. Anteriormente, a música era atrelada a ideia de acompanhar cantores ou danças.
Suíte é uma palavra de origem francesa e no contexto musical é usada para designar uma série de músicas. Essas músicas são peças independentes, geralmente de andamento contrastante, mas que se combinam entre si para serem executadas uma após a outra, formando uma Suíte.
A suíte foi uma das formas musicais mais importantes dos séculos XVII e XVIII. Os cravistas dedicaram especial atenção a essa forma de composição que também era conhecida como “Ordre” (francês), “Partita” (Alemão) e “Sonata” (italiano). J. S. Bach levou a forma ao seu ápice e depois esse tipo de composição cedeu lugar à outra, a sonata.
A suíte antiga reunia danças medievais breves e sem grande desenvolvimento. Algumas dessas peças chegaram a se converter em elementos básicos da suíte, como: a Allemande, a Courante, a Zarabanda e a Giga. As vezes, o Rondó ou alguma Variação. Era possível que houvesse outras peças de menos importância intercalando as quatros danças citadas. Além disso, a suíte poderia iniciar pelo Prelúdio.
A estrutura da suíte antiga se apresentava da seguinte forma:
- As peças eram escritas no mesmo tom, podendo variar entre o modo maior ou menor;
- Tinham estrutura binária;
- As danças contrastavam entre si, assim:
- Allemande era de origem germânica e de andamento moderado. Geralmente de tempo binário.
- Courante era rápida e em tempo ternário.
- Zarabanda, de origem espanhola e compasso ternário.
- Giga era de andamento vivo e, geralmente, em compasso 6/8.
Além de J. S. Bach, outros compositores contribuíram para o estabelecimento dessa forma musical. Entre eles: Corelli, Couperin, Telemann e Buxtehude.
A seguir deixarei uma lista com alguns exemplos de suítes do período Barroco.
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Fonte:
Zamacois, J. Curso de formas musicales.